O LÚDICO QUE PROTEGE DO ABUSO

Matricule-se agora por R$ 97,00
Capa%2bcurso%2bl%c3%badico 100%2bok
26 vídeos
6 textos
10 horas

Descrição do curso

ESSE CURSO OFERECE FERRAMENTAS E MÉTODOS PRÁTICOS PARA FALAR COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE MANEIRA LÚDICA SOBRE SUA AUTOPROTEÇÃO!!!  Conteúdo sistematizado de forma inédita no Brasil. 


 A proteção do corpo, das emoções e de sua vida para a prevenção de abuso sexual infantil e  que ajuda a criança a compreender a importância de termos pessoas de confiança para pedir ajuda quando estamos com problemas. 


São 5 aulas incríveis, praticas, didáticas com muitos materiais!!!


Além das videoaulas, temos os slides, e principalmente, o passo a passo e tutorial para fazer um programa completo com crianças que tanto pode ser realizado com um grupo, ou cada criança. 


Onde pode ser realizado? Em casa, na escola, em todas as organizações e igrejas que atendem crianças, e também dão base para programas online que poderão ser feitos com as crianças desde um aplicativo de mensagens, ligações e vídeos até plataformas de sala de aula online. 


Profissionais de educação, saúde, acolhimento institucional, esportes, cultura, lazer e outros vão ser beneficiados para seu trabalho pedagógico. 


Os pais, mães, avós, responsáveis e cuidadores de crianças vão se maravilhar com a integralidade das atividades que vão ajudar desde a higiene do bebê e da criança no banheiro, banho, desfralde até as angústias de como falar  com os adolescentes sobre sua intimidade, respeito, e consentimento. 


Os 5 componentes são: 

IDENTIDADE; 

CORPO + PARTES ÍNTIMAS DO NOSSO CORPO; 

EMOÇÕES E VIDA SOCIAL

PESSOAS DE CONFIANÇA e 

SEGREDOS QUE TEMOS QUE CONTAR. 


Em cada componente usamos um conjunto de palavras-chave totalizando 9 palavras:

 singularidade, 

privacidade, 

intimidade, 

autonomia, 

consentimento, 

limites,  

valor, 

cuidado e 

respeito

Ferramentas e métodos: 

As aulas trazem conteúdos práticos, utilizando bonecos, jogos, músicas, contação de histórias, oferecendo muita diversão para as crianças celebrarem seu corpo, sua privacidade, as pessoas em quem elas confiam e o trabalho com suas emoções. 

Os vídeos de Andrea Espírito Santo e Braian Pitondo são didáticos, o aprendizado é progressivo e no final você tem diversas atividades ja prontas para serem feitas com as crianças e adolescentes. 


Também  podemos utilizar todo o conteúdo ludico para grupos vulneráveis, além de crianças e adolescentes. 

E esse material com uso de bonecos ja foi testado com pais, responsáveis, avós, grupos de mulheres pois o lúdico ajuda todas as faixa etárias a compreenderem conceitos que poderiam ser difíceis de serem absorvidos se fosse em qualquer outro formato. 


Temos uma introdução conceitual sobre prevenção de abuso sexual infantil a partir da teoria de Finkelhor que são as barreiras que impedem que as crianças sofram abuso. 

A partir disso, a ultima barreira é a resistência da criança. 


E essa resistência só pode ser compreendida quando a criança sabe sobre sua privacidade, intimidade, sabe o consentimento, limites, respeito, e nesse curso ela descobre tudo isso de uma maneira transformadora porque é o lúdico quem faz toda a narrativa da aprendizagem dos conceitos. 


Vídeoaulas exclusivas com Andrea e Braian 

Slides com todo o conteúdo da videoaula

Vídeos de canções infantis para a proteção à criança 

Vídeos de contação de histórias infantis voltadas para os temas das aulas

Jogos, atividades, materiais online e para impressão. 

Toda a curadoria de anos de experiência de Andrea Espirito Santo e Braian Pitondo com todo material aberto em língua portuguesa para todos os tópicos.  

 

Categoria: Proteção à Criança


Informações gerais

Conteúdo
  • Teoria de Finkelhor - as barreiras que protegem as crianças
  • Os escudos que protegem as crianças de abuso
  • Conceitos: como falar com a criança sobre a autoproteção
  • A importância da Educação em Sexualidade
  • Como ensinar a criança de maneira lúdica - parte 1: identidade, corpo e partes íntimas
  • Parte 2: minha vida e comunidade
  • Consentimento - Limites - Toques - Respeito
  • Ensinar as crianças sobre os segredos que não devem guardar
  • Música
  • Contação de história
  • Materiais complementares
Objetivo

QUALIFICAR todos que precisam e desejam conhecer a prevenção de abuso sexual infantil 

OFERECER FERRAMENTAS PRÁTICAS para as famílias, para os responsáveis e cuidadores, para os profissionais que atuam com a infância para que consigam fazer programas completos de proteção à criança para a prevenção de abuso sexual infantil e temas correlatos de violência contra a criança e o adolescente. 


CAPACITAR TODOS OS QUE DESEJAREM realizar rodas de conversa, ensino através das atividades de vida diária ou outras atividades lúdicas abordando a prevenção ao abuso sexual infantil, prevenção de violência como bullying, consentimento e respeito quanto ao corpo do outro. 


PROPORCIONAR UM PANORÂMA em duas áreas correlatas: na abordagem de atividades sobre identidade  e sobre emoções para as crianças e adolescentes. 


FALAR DE MANEIRA DIVERTIDA sobre a importância da autoproteção


DAR AUTONOMIA para que crianças e adolescentes compreendam que seu corpo é só seu, e que devem dizer não se alguem desejar tocar em suas partes íntimas 


ESCLARECER PARA AS CRIANÇAS quem são as pessoas de confiança para que segredos sejam contados e peçam ajuda quando tem problemas. 












Público-alvo

Famílias, responsáveis e cuidadores de crianças

Profissionais de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e outros interessados em atividades educacionais sobre a proteção do corpo, identidade, emoções e prevenção de abuso. 

Organizações que atendem crianças como escolas, clubes esportivos, instituições de acolhimento, igrejas, conservatórios de música, projetos sociais, hospitais, e outros. 

Voluntários que atuam com crianças em diversos setores 

Gestores que lideram equipes que atuam com crianças

Estudantes universitários e de cursos técnicos relacionados à infância, ao direito, à educação, à saúde, ao esporte, às artes, e outros. 

Todos que desejam prevenir o abuso sexual infantil 

Metodologia

Videoaulas 

Slides

Videos com canções

Vídeos com contação de história

Sugestões de jogos e atividades 

Curadoria com sites, canais, materiais em pdf de todo o melhor conteúdo em lingua portuguesa no tema e correlatos. 

Certificado

10h de certificado digital diretamente na plataforma na conclusão do curso

O que você vai aprender

Professores


Andrea Espírito Santo - autora do curso e Braian Pitondo - co-autor.  

Desde 2009 estudando sobre abuso sexual infantil,  o primeiro curso que Andrea pode participar foi como falar com as crianças de maneira lúdica, desde então, desenvolveu uma metodologia utilizando bonecos projetivos e jogos sobre emoções assim como um currículo para falar sobre identidade para crianças.  

Andrea se formou em bacharel em Fisioterapia na Universidade Católica de Santos, estudou cursos de Missiologia e cursos de enfrentamento e prevenção de abuso e extensão em Educação em Sexualidade na UFABC. Na Malásia estudou Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente e em 2019 se graduou num curso internacional em Resposta quando ocorre abuso infantil em organizações internacionais (RTT - Response Team Training) com a rede CSPN (Child Safety and Protection Network).  

Morou no Sudeste Asiático onde serviu por 2 anos na área de Proteção à Criança com uma equipe internacional. Hoje é mentora de uma equipe de proteção à criança em organização no Brasil e presta serviço e consultoria para diversas organizações. 

Autora da revista cristã "Vou proteger meu corpo" que é lançada nesse maio 2021 para crianças. 


Braian Pitondo se formou em bacharel em Teologia no Seminário Palavra da Vida, estudou cursos de prevenção e enfrentamento ao abuso sexual infantil e é pós graduando em psicologia infantil. Em 2021 se graduou num curso internacional em Resposta quando ocorre abuso infantil em organizações internacionais (RTT - Response Team Training) com a rede CSPN (Child Safety and Protection Network).  

Morou no Leste Europeu por 2 anos onde atuou em diversas atividades com público infantil incluindo com crianças em risco, e tem experiência de muitos anos com pessoas em vulnerabilidade e vítimas de tráfico de pessoas. 

Braian é diretor de Proteção à criança para a América Latina em organização internacional e também o coordenador no Brasil.  


Andrea e Braian são do grupo de trabalho em Proteção à Criança do PHILHOS e CIM Brasil AMTB. 

Comece agora


Matricule-se agora por R$ 97,00